A importância do Planejamento Financeiro

A vector illustration of a piggy bank containing all future financial planning

A importância do Planejamento Financeiro

Começo este artigo com uma pergunta: Você sabe qual é a importância de se planejar financeiramente? Provavelmente você responderá que é para ter condições de poder alcançar os seus planos (viajar, comprar um carro ou apartamento, etc.) e poder garantir uma aposentadoria segura. Se você respondeu isso, te informo que já está no caminho certo, porém será que você realmente sabe como se planejar financeiramente para que as suas despesas não superem as suas receitas, de forma que ainda sobrem recursos para realizar algum investimento? Tentarei responder essa pergunta durante o desenvolvimento deste artigo, te orientando em como fazer para ter um bom controle das suas finanças.

Uma coisa é certa, saber se planejar financeiramente não está relacionado diretamente com o quanto você ganha, mas sim em como você gasta e investe o seu dinheiro. Pessoas que possuem rendas totalmente diferentes podem ter os mesmos problemas financeiros, por incrível que pareça, eu mesmo conheço alguns casos de famílias que apesar de possuírem renda razoavelmente alta, se encontram endividadas e com sérios problemas. Isso acontece, principalmente, devido ao fato destas pessoas não buscarem conhecimento financeiro e não estudarem esta área que é extremamente essencial.

Infelizmente, as escolas brasileiras não têm em sua grade curricular a disciplina de educação financeira, de modo que fica a critério dos pais ensinarem aos seus filhos como eles devem fazer a gestão das suas receitas (mesadas) e despesas de forma a garantir que já aprendam, desde cedo, a economizar e aplicar o seu dinheiro.

Calma, não se desespere caso você ainda não tenha um planejamento financeiro, pois vou te orientar a fazer isso de forma simples e prática logo abaixo:

Registre as suas Receitas, Investimentos e Despesas

Esta é uma das etapas mais importantes para se planejar financeiramente, pois é por meio dela que você consegue visualizar como estão as suas receitas, investimentos e despesas, sabendo exatamente para onde está sendo direcionado os seus recursos.

Infelizmente, a maioria das pessoas não têm disciplina e paciência para realizar esta etapa do planejamento financeiro, desistindo logo no início do processo. Por incrível que pareça, você não precisa de muito tempo do seu dia para registrar suas entradas e saídas, eu mesmo dedico apenas 3 a 5 minutos do meu dia para isso. Tendo disciplina nesta etapa, você poderá identificar possíveis despesas desnecessárias e traçar um plano de ação para reduzi-las, conseguindo aumentar cada vez mais as suas economias.

O uso de uma planilha de controle de gasto é fundamental para que você comece a controlar tudo em um único documento de forma prática e fácil. Caso você não tenha uma, conheça a planilha da PROMOVA clicando na imagem abaixo.

1

Trace uma Plano de Investimentos (Curto, Médio e Longo Prazo)

Esta segunda etapa vai permitir que você invista da melhor maneira possível as suas economias, consiga realizar os seus sonhos e garanta a sua independência financeira, se aposentando com segurança.

Para esta etapa, é necessário obter conhecimento sobre os diversos tipos de investimentos existentes (renda fixa e variável). Antes de tudo, aconselho que você, primeiramente, invista em conhecimento (cursos) para, posteriormente, ter total autonomia sobre os seus recursos, não precisando mais de “terceiros” (aqui destaco os bancos) para fazer os seus investimentos.

Saiba quando é mais vantajoso pagar a prazo ou à vista

Para que você saiba distinguir quando é mais vantajoso pagar a prazo ou à vista, é necessário que você, antes de tudo, tenha o conhecimento das taxas de juros cobradas nos parcelamentos. Na maior parte dos casos, compensará pagar à vista. Caso você esteja negociando uma compra e o vendedor afirme que não concede desconto à vista (o que não existe, pois toda venda à prazo tem juros embutidos), a melhor forma de pagamento será o parcelamento, nunca se esquecendo de lançar as suas despesas futuras, evitando assim possíveis imprevistos.

Agora que você entendeu a importância de se planejar financeiramente, busque aprimorar os seus conhecimentos e utilize as ferramentas necessárias para colocar tudo em prática. Caso tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário!

Te aguardo no próximo artigo.

2 Comentários

  1. Rodrigo disse:

    Muito bom o artigo! Realmente é complicado fazer o planejamento financeiro quando não se tem disciplina… adquiri a planilha indicada e vou começar a usar para ver se consigo controlar melhor as minhas finanças.

    • Eduardo Baptista disse:

      Que bom que você gostou do artigo Rodrigo! Ficamos felizes que você adquiriu a planilha também. Com ela você poderá controlar as suas receitas e despesas de forma prática e dinâmica.

      Te aguardamos no próximo artigo.

Faça uma pergunta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Marcos Goes Prof. Dr. Patrick SchmidtRodrigo Dantas
  • Excelente curso Eduardo, bem didático, com vários exemplos práticos e muito bem apresentados. Com este curso agora consigo utilizar o Excel em um patamar bem mais elevado, explorar diversos recursos e funções que facilitam as tarefas e reduzem o tempo de trabalho.
    Marcos Goes
    Engenheiro Eletricista
  • O trabalho da Promova foi fantástico. Eu uso muitas planilhas em Excel, e acreditava que elas funcionavam bem para minhas atividades. Porém, a otimização de procedimentos e relatórios permitiu maior agilidade, reduziu muito a chance de erros e me permitiu ganhar mais de meia hora na minha rotina de trabalho. Entenderam minha necessidade e me deram um retorno bastante rápido e profissional. Recomendo!
    Prof. Dr. Patrick Schmidt
    Coordenador do Centro de Pesquisas em Forragicultura - Universidade Federal do Paraná
  • A planilha de investimentos em ações da Promova me deu uma incrível agilidade e controle absoluto sobre meus ativos que antes não tinha. Ela faz parte de todas as minhas operações agora, não tem como ficar sem.
    Rodrigo Dantas
    Bravo Digital

Dúvidas? Conte com a gente!
(19) 2519-8840