A importância do desenvolvimento e uso de Dashboards

Neste artigo, irei destacar a importância do desenvolvimento de Dashboards em Excel e do seu uso em sua rotina de trabalho, de forma que você veja o quanto pode crescer profissionalmente e ajudar a sua equipe com o uso desta ferramenta.
Dashboards são painéis gerenciais que consolidam as informações mais relevantes em uma única tela, sob forma de gráficos, tabelas ou formas gráficas que permitem ao usuário analisar e tomar decisões rápidas e assertivas. Abaixo irei resumir os principais motivos pelos quais você deve começar a utilizar Dashboards para facilitar a tomada de decisões e agilizar a sua rotina de trabalho:

Análise Rápida

Pense na sua empresa, como ela organiza os dados que são responsáveis para as tomadas de decisões? Faturamento, custo dos produtos vendidos, margem de lucro por produto, índice de reajuste de preços dos materiais e serviços comprados, rentabilidade dos investimentos realizados, etc… Repare que existem inúmeros indicadores que devem ser, e provavelmente são, controlados pelas empresas, mas ainda existem muitas que têm dificuldade em controlá-los. Através de Dashboards, desenvolvidos em Excel, é possível consolidar todas estas informações de forma que os usuários possam visualizar dados estratégicos em poucos segundos e desenvolver planos de ações para desvios ou descobrir novas oportunidades de negócio.

dashboard1

Dashboard de Avaliação de Treinamento

Análise através de recursos visuais

Com certeza, um dos pontos mais fortes dos Dashboards é a apresentação dos dados em forma visual, através de gráficos, tabelas, mapas, formas gráficas, etc… Isso permite que todos da equipe se familiarizem com as informações e consigam analisa-las, tirando as mesmas conclusões da pessoa que criou o Dashboard, mesmo não tendo o conhecimento técnico necessário. Além disso, ele permite a transparência e governança corporativa entre as diversas áreas interessadas da empresa.

Qualquer área pode ter um Dashboard

Outra coisa muito boa a respeito dos Dashboards é a possibilidade de poder cria-los e adaptá-los para qualquer área, sem exceção. Isso faz com que a empresa tenha controle efetivo de tudo que acontece, podendo acompanhar diariamente como andam os resultados das diversas áreas e identificar possíveis riscos para definir planos de ações e corrigi-los.

dashboard2

Dashboard de controle dos gastos pessoais e familiares

Software mais comum nas empresas

Hoje, quase todas as empresas possuem Excel instalado em todas as máquinas, pelo fato desse software ser o mais completo para realizar análises e possibilitar a criação de relatórios dinâmicos. Pensando nisso, devemos utilizar essa praticidade para criar Dashboards objetivos e dinâmicos que facilitem a rotina e possibilitem a tomada rápida e assertiva de decisões por todos os usuários.

 

Como criar um Dashboard?

Considerando todos os motivos apresentados acima, acredito que você já decidiu que vai criar ou até mesmo melhorar algum Dashboard da área em que você trabalha. Para te ajudar, vou apresentar agora o que fazer para criar um Dashboard de qualidade.

Utilize uma única página

Lembre-se que Dashboard significa painel de bordo ou painel gerencial e, para que a sua utilização seja prática e simples, todas as informações devem ser apresentadas preferencialmente em uma única página, de forma que as mesmas estejam ao alcance dos olhos e possam ser analisadas rapidamente pelos usuários.

dashboard3

Dashboard com as principais informações de um restaurante.

 

Utilize cores suaves

Nesta etapa, vale recordar aquela famosa frase: “Quanto menos, melhor!”. Isso porque, não devemos abusar de cores fortes e nem de uma grande variedade de cores, pois o mais importante são as informações que o Dashboard deve passar. Tente utilizar tonalidades de cores que combinem entre si e sejam de fácil visualização.

Adicione efeitos visuais

Utilize efeitos visuais sempre que possível, de forma que a utilização do Dashboard fique mais atrativa e ajude o usuário a entender a mensagem que aquela informação deve passar. Um exemplo bacana é o uso de faróis, imagens, mapas, caixas de texto com informações que devem ser destacadas, nunca esquecendo de não poluir visualmente o seu Dashboard.

dashboard4

Dashboard de controle dos Investimentos em Ações

 

Resumindo, os Dashboards são fundamentais para que uma área tenha Compliance e rapidez na geração de informações para a tomada de decisões. Então, o que você está esperando para aprender a desenvolver um Dashboard de qualidade para a sua área e ser reconhecido por isso? Pesquise mais a respeito no link e seja diferente!

2 Comentários

  1. Gabrieli disse:

    Olá, trabalho na área de Gestão de Pessoas em uma multinacional. Consigo fazer um Dashboard para controle das avaliações dos funcionários?
    Obrigada.

    • Eduardo Baptista disse:

      Olá Gabrieli, você consegue fazer sim. Se você possui uma base de dados com estas informações é totalmente possível de criar um Dashboard profissional. Em breve estaremos com o curso de Dashboards em Excel – Online e aconselho você a fazer ele para aprender como você pode criar essa ferramenta que é excelente para o controle e gestão dos seus indicadores.

Faça uma pergunta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Prof. Dr. Patrick SchmidtRodrigo Dantas Marcos Goes
  • O trabalho da Promova foi fantástico. Eu uso muitas planilhas em Excel, e acreditava que elas funcionavam bem para minhas atividades. Porém, a otimização de procedimentos e relatórios permitiu maior agilidade, reduziu muito a chance de erros e me permitiu ganhar mais de meia hora na minha rotina de trabalho. Entenderam minha necessidade e me deram um retorno bastante rápido e profissional. Recomendo!
    Prof. Dr. Patrick Schmidt
    Coordenador do Centro de Pesquisas em Forragicultura - Universidade Federal do Paraná
  • A planilha de investimentos em ações da Promova me deu uma incrível agilidade e controle absoluto sobre meus ativos que antes não tinha. Ela faz parte de todas as minhas operações agora, não tem como ficar sem.
    Rodrigo Dantas
    Bravo Digital
  • Excelente curso Eduardo, bem didático, com vários exemplos práticos e muito bem apresentados. Com este curso agora consigo utilizar o Excel em um patamar bem mais elevado, explorar diversos recursos e funções que facilitam as tarefas e reduzem o tempo de trabalho.
    Marcos Goes
    Engenheiro Eletricista

Dúvidas? Conte com a gente!
(19) 2519-8840